Imunidade Mediada Por Células Pt.2

Dando continuidade ao tema anterior, temos ainda mais um subtipo de linfócitos T:

Linfócitos T memória
Apresentam receptores TCR, vivendo em um estado inativo. Entretanto, são células preparadas para reagir mais rapidamente e com maior intensidade em face de uma posterior exposição ao mesmo antígeno. 


Linfócitos B
Constituem 5 a 15 % dos linfócitos circulantes, originando-se na medula óssea e com desenvolvimento nos órgãos linfóides.

São possuidores de um grande núcleo e de retículo endoplasmático rugoso e complexo de Golgi desenvolvidos ao extremo.
Sua função é a produção de anticorpos contra determinado agente agressor.
Como será discutido posteriormente, os anticorpos (imunoglobulinas) são proteínas responsáveis por atividades diversas, variando de acordo com seu isotipo (IgA, IgG, IgM, IgE), tais como: opsonização, ativação do sistema do complemento, neutralização de substâncias tóxicas, aglutinação, dentre outras.

APENAS PARA FORNECER UMA PRÉVIA DA RESPOSTA IMUNE HUMORAL:

     
Os linfócitos B contam com a IgM monomérica como seu principal marcador de superfície, a qual tem participação no complexo receptor de antígenos.
       Tal imunoglobulina entra em contato com o antígeno quando este lhe é apresentado pelos macrófagos, de maneira direta ou indireta. Após a ligação ao epítopo, acaba ocorrendo uma internalização do complexo IgM-epítopo, o qual promove várias alterações na célula, tendo a finalidade de induzi-la à produção de anticorpos.
                                  
Vale ressaltar que, quando em repouso, os linfócitos B não sintetizam anticorpos.

0 comentários:

Postar um comentário