Resposta Humoral - Parte 2

Em continuação ao post anterior, hoje vamos discorrer sobre as classes das imunoglobulinas e algumas de suas respectivas funções, dando, assim, uma conclusão ao tema de imunidade humoral.

Classes de imunoglobulinas
Dividem-se as imunoglobulinas em cinco classes diferentes, de acordo com as diferenças nas seqüências de aminoácidos na região constante das cadeias pesadas, as quais podem ser detectadas por estudos de seqüências ou, principalmente, por meios sorológicos, como pelo uso de anticorpos dirigidos a essas diferenças.

Vale ressaltar a respeito das subclasses de imunoglobulinas
As imunoglobulinas de uma subclasse apresentam seqüências de aminoácidos de região constante da cadeia pesada muito similares. Mais uma vez, essas diferenças são principalmente observadas por meios sorológicos.
 Subclasses de IgG: IgG1, IgG2, IgG3, IgG4
 Subclasses de IgA: IgA1, IgA2

Tipos de imunoglobulinas
Também se pode fazer classificação pelo tipo de cadeia leve que possuem.
1. Cadeias leves kappa
2. Cadeias leves lambda

ESTRUTURA E ALGUMAS PROPRIEDADES DE CLASSES E SUBCLASSES DE IG 
IgG
Estrutura
Propriedades
É considerada a mais versátil imunoglobulina por ser capaz de realizar todas as funções das demais moléculas.
Constitui 75% das imunoglobulinas do soro, além de ser a principal também nos espaços extravasculares.
É a única classe que é transferida via placentária; realiza fixação do complemento e se liga a macrófagos, monócitos e alguns linfócitos, funcionando como uma boa opsonina.
Aumenta, por exemplo, em: infecções granulomatosas crônicas, doenças hepáticas, ou hiperimunização.
Diminui, por exemplo, em: proteinemia de Bence Jones, ou leucemia linfoblástica crônica.

IgM
Estrutura
Propriedades
Trata-se da terceira classe mais comum no soro, sendo a primeira produzida pelo feto, bem como por uma célula B virgem, quando estimulada pelo antígeno.
Por sua estrutura de pentâmero, é uma boa fixadora do complemento, logo, muito eficiente em levar à lise de microorganismos.
Sua concentração aumenta, por exemplo, em casos de malária e lúpus eritematoso.

IgA
Estrutura
Propriedades
Sendo a principal classe em secreções – lágrimas, saliva, colostro, muco - é importante na imunidade local (de mucosas), além da segunda mais comum no soro.
Geralmente não fixa complemento, a não ser que esteja agregada, e pode se ligar a algumas células. Suas concentrações comumente aumentam em quadros de cirrose hepática, e diminuem em síndromes de má absorção.

IgD
Estrutura
Propriedades
Com funções ainda não muito esclarecidas, possui baixas concentrações no soro. É encontrada em superfícies de células B e fixa complemento.
Seus níveis aumentam em infecções crônicas.
   
IgE
Estrutura


Propriedades
Por se ligar fortemente a basófilos e mastócitos, mesmo antes da interação com o antígeno, IgE é a imunoglobulina sérica menos comum. Não fixa complemento.
Diversos mediadores farmacológicos são liberados quando da ligação entre IgE e alérgeno, ocasionando as respostas alérgicas.
Participa também em doenças parasitárias por helmintos, levando à morte do parasita, já que seus níveis séricos aumentam.


   

0 comentários:

Postar um comentário